quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Sítio do Mês de Janeiro de 2010

A Viagem de Vasco da Gama

http://nonio.eses.pt/gama/


Com este site podes descobrir de uma maneira divertida tudo sobre a viagem de Vasco da Gama. Tens documentos e biografias interessantes onde podes saber por onde andou este explorador. Tens também jogos e actividades divertidas onde podes dar asas à tua imaginação.

Visita e diverte-te


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Escritor do Mês de Janeiro de 2010

Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, a 6 de Novembro de 1919.

Frequentou o curso de Filologia Clássica na Faculdade de letras da Universidade de Coimbra, mas não o concluiu.

Em 1946 casou-se com Francisco Sousa Tavares, um jornalista e advogado, do qual teve cinco filhos que foram a fonte de inspiração para muitas das suas obras infantis.

Depois da Revolução de Abril, foi deputada da Assembleia Constituinte (1975 – 1976).

Ao longo da sua vida, ganhou importantes prémios:

  • Em 1964 recebeu o “Grande Prémio de Poesia”, , da sociedade Portuguesa de escritores pelo seu livro “Livro Sexto”
  • Em 1999 foi distinguida com o “Prémio Camões” pelo conjunto da sua obra
  • Em 2001 ganhou o “Prémio Max Jacob Étranger"
  • Em 2003 o “Prémio Rainha Sofia”.

Traduziu ainda obras de Claudel, Dante, Shakespeare e Eurípedes para Português, tendo ainda recebido uma condecoração do governo Italiano pela sua tradução de “O purgatório”. As suas obras encontram-se traduzidas em vários países, como França, Itália e EUA.

Morreu em Lisboa, a 2 de Julho de 2004

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Sugestões de Leitura de Janeiro de 2010




7 IRMÃOS -Mónica a Maria-Rapaz / Margarida Fonseca Santos, Maria João Lopo de Carvalho .-Oficina do Livro





"A Mónica é a terceira irmã da família Machado e é também uma desportista nata. A BTT e o futebol, paixão que partilha com o irmão mais velho, o Miguel, são os seus desportos favoritos. Adora animais e até conseguiu que a sua grande família recebesse mais um elemento, o Mister,um cãozinho rafeiro que a leva a pensar se a profissão de veterinária poderia ser uma boa escolha. Na escola, conhece o Filipe, com quem partilha os mesmos gostos e que a desconcerta com a sua sinceridade e amizade. Mas ela ainda pensa no Paulo, que um dia lhe dedicou uma música… O seu coração fica baralhado! As grandes amigas da Mónica, Sofia e Carlota, são muito diferentes e fazem-na viver problemas bem complicados. Mas como sempre a opção será dela, embora não saiba ao certo o que fazer… É difícil ver bem as situações quando estamos dentro delas, e a Mónica não é excepção!"

Contracapa do livro



O Mistério da Máscara Chinesa / Patrícia Reis .-Book-Lândia




"O Micas, cheio de saudades dos amigos (e das amigas), aproveita a abertura em Lisboa do Museu do Oriente para organizar uma visita em grupo. Mas, à chegada, todos são surpreendidos com uma estranha revelação - não, desta vez não desapareceu nada, mas há uma máscara a mais na exposição das máscaras chinesas. E valiosa. Quem a terá lá posto e porquê? Está visto que, para resolver o mistério, o Inspector Ponciano não pode dispensar a ajuda destes detectives de palmo e meio."

Contracapa do Livro

HISTÓRIAS QUE CONTEI AOS MEUS FILHOS / Fernando Nobre .-Oficina do Livro



"Histórias que ensinam valores muito importantes, inventadas por um médico que tem dedicado grande parte da sua vida a ajudar os outros. Fernando Nobre, presidente da AMI, não esconde neste livro a sua vasta experiência humana e aventurou-se agora a falar dela aos mais pequenos.

  • O Urso, o Macaquinho e o Colibri

  • O menino Pescador e o Golfinho

  • A Princesa Viajante e o Velho Rei

  • O Macaco Albino

  • Idris

  • O Nababo Vaidoso"
Contracapa do Livro


A MINHA PRIMEIRA REPÚBLICA / José Jorge Letria .-D. Quixote


"No dia 5 de Outubro de 1910, Portugal deixou de ser uma monarquia para se transformar em república, uma das poucas então existentes na Europa e no resto do mundo. Neste livro, José Jorge Letria relata os acontecimentos ocorridos nesse dia e nos que se lhe seguiram. Foi um tempo de agitação, de esperança e de conflito, que mudou para sempre a História do nosso país. A personagem central desta narrativa é um rapaz de Lisboa, cujo pai esteve entre os civis e os militares que, na Rotunda, onde hoje se encontra a estátua do Marquês de Pombal, garantiram o triunfo dos revoltosos e do projecto republicano."

Contracapa do Livro

O MEU PRIMEIRO MIGUEL TORGA / João Pedro Mésseder .-D. Quixote


Neste livro, escrito por João Pedro Mésseder e com imagens de Inês Oliveira ficas a conhecer o fascínio que o admirável escritor da literatura portuguesa Miguel Torga sentia pelo país, pelos bichos, pelas palavras, pelas crianças e pelos seus semelhantes. E também pelo "reino maravilhoso" onde nasceu.