quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Escritor do Mês de Outubro de 2010

Maria Teresa Maia Gonzalez

Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu no ano de 1958, em Coimbra.
Estudou na Faculdade de Letras da Universidade Clássica, em Lisboa. Onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, tendo sido professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997.
Na sua carreira de autora conta já com inúmeros livros editados dos quais se destaca "A Lua de Joana", sendo o seu maior sucesso editorial. Foi publicado em Lisboa, Outubro de 1994, conta já com 17 edições e 250 000 exemplares vendidos (editado também na Alemanha, Bulgária, Albânia, Espanha e China).
É também a autora da Colecção Profissão: Adolescente, onde conta com 26 títulos publicados, todos várias vezes reeditados e com Maria do Rosário Pedreira, co-autora da Colecção O Clube das Chaves, de que foram publicados 21 volumes.
Os seus livros têm a particularidade de reflectir assuntos relacionados com a juventude. Na sua escrita são visíveis as situações com que nós, os jovens, defrontamos diariamente, na linguagem própria da nossa idade, evocando os sentimentos e as duvidas que nos atormentam, revelando também uma grande sensibilidade e actualidade em relação aos mesmos.