terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sabias que...


O Crocodilo não consegue pôr a lingua de fora?

Escritor do Mês



Maria Alberta Menéres nasceu em Vila Nova de Gaia, a 25 de Agosto e 1930,foi professora, tradutora,poetisa e escritora de livros infantis, jovens e adultos.


Formou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, apesar de, quando era criança, querer estudar uma área relacionada com o desenho. A sua primeira obra data de 1952 e intitula-se Intervalo, tendo sido premiada, em 1960, com o seu livro Água-Memória, no Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi.


De 1965 a 1973 foi professora do Ensino Técnico, Preparatório e Secundário nas disciplinas de Língua Portuguesa e História. Colaborou com vários jornais e revistas literárias - Diário de Notícias, Tábula Redonda, Cadernos do Meio Dia e Diário Popular. Neste último foi responsável pela secção de iniciação à literatura.


De 1974 a 1986, dirigiu o Departamento de Programas Infantis e Juvenis da Rádio Televisiva Portuguesa (RTP). Em colaboração com E. M. de Melo e CastroErnesto de Melo e Castro, organizou, em 1979, uma Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa.


Em 1986, recebeu o ''Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens'', "pelo conjunto da sua obra literária e pela manutenção de um alto nível de qualidade escrita".
A sua obra infanto-juvenil inclui poesia, contos, BD, teatro, novelas, cómicos e a adaptação de clássicos da literatura.


Entre 1990 e 1993 dirigiu a revista Pais. Entretanto, na Provedoria da Justiça, foi-lhe dada a responsabilidade Provedora de Justiça de Crianças.


Trabalhou com outros autores literários ligados à literatura infanto-juvenil, como António Torrado, Carlos Correia e Natércia Rocha.


A maioria dos livros desta autora mostram como é bom o ensino e que devemos trabalhar para obter os melhores resultados possíveis.


É mãe da cantora Eugénia Melo e Castro, e Canto e Castro (um presidente da 1ªRepública) é seu parente directo.


Em 2004 deu nome a um Agrupamento de escolas, na Tapada das Mercês em Sintra.



==Obras==


*O Poeta Faz-se aos 10 Anos

*A canção do vento

*Hoje há Palhaços

*Primeira Aventura no País do João

*À Beira do Lago dos Encantos



===Poesia Infantil ===


*Clarinete

*Figuras Figuronas

*A Pedra Azul da Imaginação

*A Chave Verde ou os Meus Irmãos

*Semana Sim, Semana Sim

*O Que É Que aconteceu na Terra dos Procópios

*Um Peixe no Ar

*O Trintão Centenário

*Dez Dedos Dez Segredos

*À Beira do Lago dos Encantos

*Sigam a Borboleta

*100 Histórias de Todos os Tempos

*Passinhos de Mariana

Sítio do Mês

Mês de Agosto

Jogos Infantis